Quem sou eu

Minha foto
HOJE ALGUMAS FRASES ME DEFINEM: Clarice Lispector "Os contos de fadas são assim. Uma manhã, a gente acorda. E diz: "Era só um conto de fadas"... Mas no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida." Antoine de Saint-Exupéry. Contando Histórias e restaurando Almas."Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa

Colaboradores

terça-feira, 22 de maio de 2012

A mulher dengosa

Imagem do Google

Era uma vez um homem que se casou com uma mulher muito cheia de dengues. Fingia não ter apetite. Quando se sentava à mesa era para tocar apenas nos pratos. Comia três grãos de arroz e já cruzava o talher, como se tivesse comido um boi inteiro.

 O marido desconfiou de tanta falta de apetite, porque apesar daquele eterno jejum ela estava bem gordinha. E imaginou uma peça.

- Mulher - disse ele - tenho de fazer uma viagem de muitos dias. Adeus.

 E partiu com a mala às costas - mas deu jeito de voltar sem ser percebido e de esconder-se na cozinha atrás do pilão.

Logo que se viu só em casa, a mulher dos dengues suspirou de alívio e correu à cozinha.

- Joaquina - disse à cozinheira - prepare-me depressa uma sopa bem grossa, que quero almoçar.

A negra preparou uma panelada de sopa, que a dengosa engoliu até o finzinho.

Logo disse à cozinheira:

- Joaquina, mate um frango e prepare-me um ensopado para o jantar.

A negra preparou o ensopado, que ela comeu sem deixar uma isca.

- Agora, Joaquina, prepare-me beijus bem fininhos para eu merendar.

E merendou os beijus , sem deixar um farelo.

-E agora, Joaquina, prepare-me um prato de mandioca bem enxuta para eu cear.

A negra preparou  a mandioca, que a dengosa comeu até não poder mais.

O marido então escapou do esconderijo e foi bater na porta da rua, fingindo estar chegando da viagem. Era um dia de chuva bem forte.

Quando a mulher abriu e deu com o homem, ficou desapontada. Ele explicou que havia desistido da tal viagem e voltado.

- Maridinho, como você voltou tão enxuto, debaixo duma chuva tão grossa?

O marido respondeu:

_ Se a chuva fosse tão grossa como a sopa que você almoçou, eu viria tão ensopado como o frango que você jantou; mas como era uma chuva fina como os beijus que você merendou, eu cheguei tão enxuto como a mandioca que você ceou.

A dengosa ficou admiradíssima daquelas palavras e desapontadíssima ao compreender que o esposo tinha descoberto sua manha. E acabou com os dengues.

 Fonte: Monteiro Lobato em Histórias de Tia Anastácia

 http://www.aletria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...