Quem sou eu

Minha foto
HOJE ALGUMAS FRASES ME DEFINEM: Clarice Lispector "Os contos de fadas são assim. Uma manhã, a gente acorda. E diz: "Era só um conto de fadas"... Mas no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida." Antoine de Saint-Exupéry. Contando Histórias e restaurando Almas."Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa

Colaboradores

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Jabuti e o Leopardo

Agora vamos encontrar um lugar bem aconchegante ao redor desta fogueira para ouvir...Vovô Ussumane dá uma tragada no cachimbo enquanto a garotada conversa sobre o caçador
que passara pela aldeia pela manhã a caminho de outro povoado, onde um leão vem causando grandes estragos. O que mais impressionou os meninos foi a quantidade de amuletos mágicos que o caçador trazia em volta do corpo , bem como sua espingarda.
Todos querem se tornar caçadores quando crescidos, mas o velho sábio lhes diz que para isto precisarão de muito anos de aprendizado, pois entre outras coisas um caçador tem que conhecer os hábitos de todos os animais da floresta e seus horários, fazer armadilhas, e outras coisas assim.
A garotada muito entusiasmada pede a ele que conte uma história sobre armadilhas , e o Griot começa a narrativa...
- --

"O Jabuti e o Leopardo"
O jabuti, distraido como sempre, estava voltando apressado para casa . A noite começava a cobrir a floresta com seu manto escuro e o melhor era apertar o passo.
De repente ...caiu numa armadilha ! Um buraco profundo coberto por folhas de palmeiras que havia sido cavado na trilha, no meio da floresta, pelos caçadores da aldeia para aprisionar os animais. O jabuti, graças a seu grosso casco, não se machucou na queda, mas...como escapulir dali ? Tinha que encontrar uma solução antes do amanhecer se não quisesse virar sopa para os aldeões... Esta ainda perdido em seus pensamentos quando um leopardo caiu também na mesma armadilha !!! O jabuti deu um pulo, fingindo ter sido incomodado em seu refúgio, e berrou para o leopardo:"-Que é isto ? o que está fazendo aqui ? Isto são modos de entrar em minha casa ? Não sabe pedir licença ?!" E quanto mais gritava. E continuou..."-Não vê por onde anda ? Não sabe que não gosto de receber visitas a estas horas da noite? Saia já daqui ! Seu pintado mal-educado !!!" O leopardo bufando de raiva com tal atrevimento, agarrou o jabuti...e com toda a força jogou-o para fora do buraco !
O jabuti - feliz da vida - foi andando para sua casa tranquilamente!Ha espantado ficava o leopardo...
-
Estas Histórias foram retiradas do blog da Betty:
http://canto-do-conto.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...